Atualização

sexta-feira, 27 de abril de 2012

0 comentários

Google Drive chega e SketchUp sai ...

 
" (...) Se o usuário do Chrome OS desejar, basicamente tudo o que ele costuma salvar em seu computador será armazenado no Google Drive. "Nós... efetivamente integraremos o [Google] Drive no sistema de arquivos nativo do Chrome OS", disse Pichai. (...) " 

" (...) Também na quinta, a empresa também anunciou a venda --a um preço não revelado-- de seu programa SketchUp, usado para fazer modelos de edifícios em 3D. (...)" 

Fonte: Folha online (ler matérias: link1,link2)

Finalmente o Google Drive foi lançado, pois desde sempre o pessoal vivia dizendo que o google ia lançá-lo a qualquer momento, em 2009 eu fiz um post profético, que o GDrive era o Docs disfarçado, e sabe como é, eu erro tanto aqui que quando acerto alguma coisa, eu dou pulos de alegria :D

Eu ainda não tenho um gdrive, mas pelo que li por aí, o mesmo não é muito diferente do Skydrive e do Dropbox, ainda sim é um concorrente de respeito e quando o mesmo for liberado, irei testá-lo e se gostar vou utilizar, claro, não vou colocar dados sensíveis no mesmo, afinal de contas, com esta política de privacidade ambígua e vaga do Google não nos deixa muito confiantes quanto até onde vai os sigilo :P

E ao mesmo tempo que o Drive vem a luz, o Google despacha o SketchUp, o conhecido pelos arquitetos e designer como o "AutoCAD de pobre", eu mesmo já fiz alguma brincadeiras no mesmo, e por mais que o programa fosse promissor, não tem espaço para nova visão do Google, afinal, onde podemos encaixar o SketchUp no Google+?

Bom, tenho certeza que nós vamos perder uma ferramenta gratuita de modelagem em 3D, mas ganhamos uma nova ferramenta de armazenamento, é como dizem, sempre para algo bom aparecer é preciso que algo seja sacrificado, então vá com deus SketchUp :P

PS: Saiu o Ubuntu 12.04 LTS, eu não vou mais prometer especiais sobre o mesmo, se eu conseguir escrever algo, irei postar, senão, já sabem :(
0 comentários

Segurança é coisa séria, será que a Apple sabe disso?

 
" (...) Para Kaspersky, o principal problema é que a empresa ainda não está acostumada com esse tipo de preocupação. "A Apple está entrando no mesmo mundo em que a Microsoft já está há mais de dez anos: atualizações, pacotes de segurança e coisas do tipo." (...) "  

Fonte: Folha online (ler matéria íntegra)

Os Macboys e os linuxistas de plantão vivem dizendo que seus sistemas não pegam vírus, mas acho que a maioria deles não sabem que seus sistemas prediletos não são 100% seguros e sim, os mesmos podem ser infectados da mesma maneira que um sistema Windows ou até pior.

A Apple sempre foi muito arrogante e prepotente se tratando deste tema, e quando tem estes problemas sempre demora mais que os outros para corrigi-los, se continuar assim, vai terminar como a Sony, com um baita problema em suas mãos.

Não estou questionando se a segurança das iCoisas são melhores que o Windows, apenas digo que por parte da Apple, falta mesmo um pouco de estrutura para limar estes problemas de forma mais rápida.

Se a Apple está dez anos atrasada em segurança em relação a Microsoft eu não sei, mas sei que se a Apple tratar este problema como a maioria de seus usuários o tratam, mais cedo ou mais tarde, vai ter um problemão.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

0 comentários

Windows 8 em poucas edições ...

 
" A Microsoft anunciou as edições de seu novo sistema operacional: Windows 8, Windows 8 Pro, Windows RT e Windows 8 Enterprise. A data de lançamento ainda não foi divulgada. (...) "  

Fonte: Folha online (ler matéria na íntegra)

A notícia já é velha, mas cabe alguns comentários.

Tem um lado bom e um lado ruim neste novo esquema de edições do Windows, que na verdade é o mesmo do Windows XP, que tem uma versão Home e outra Pro: 

O lado bom é que com certeza será mais fácil para o usuário comum escolher e entender, já que de fato para ele terá apenas uma única versão (ou duas, pois a versão Starter não está descartada) para se preocupar na hora da compra. Se houver apenas uma edição para o usuário comuns, para nós programadores será uma mão na roda, já que nossos programas terão que ser testados, avaliados e qualificados para uma única versão do Windows, e que de quebra vai funciona na edição Pro sem problemas (como acontece com o WinXP, mas nem sempre ocorrer no Win Vista/7 -- isto tanto para programas para o publico em geral quanto para o ambiente corporativos, que terá também apenas uma edição do Windows).

E nos tablets em ARM, vai ter só uma edição também, isto acaba com qualquer rumor e temor de fragmentação, algo que acontece bastante no Android. 

O lado ruim é que todos nós vamos pagar mais pelo Windows 8. As edições atuais Starter e Home Basic tem um custo muito menor que o Windows Home Premium e Professional, a diferença de preço em máquinas OEM dependendo do fabricante e da loja de revenda pode chegar até a R$ 300. Agora que terá apenas duas edições a venda, a versão Home do Win8 deverá custar o mesmo que a atual versão Home Premium, que é mais cara.

E será também um prejuízo para quem tem a versão Ultimate do Windows 7 e quiser fazer o upgrade para o Windows 8 Pro, já que ele pagou a mais para ter o mais foda Windows com extras e tudo, e o Win8Pro terá apenas ferramentas para TI como criptografia e outras coisas técnicas.

Para mim a noticia não é ruim, mas também não é boa. É uma mudança na qual por enquanto, eu estou indiferente!

E você, vai querer ter o Windows 8 Home ou o Pro? O que achou desta mudança? Deixa seu recado nos comentários. :D

Aviso: Meu computador morreu na sexta feira santa, por isso semana passada não teve posts. Farei o possível para pelo menos fazer 2 posts na sexta até este problema ser resolvido!
0 comentários

O Mozilla B2G agora vai ...

  Ainda não está perfeito, mas eles chegam lá. Foto: engadget 

" A Mozilla, responsável pelo navegador Firefox, e a Telefônica Digital anunciaram nesta quinta-feira (19), em São Paulo, um sistema operacional aberto para celulares (open source), baseado na tecnologia HTML5, que permitirá levar aplicativos desenvolvidos para smartphones a celulares mais baratos e com menor poder de processamento. (...) " 


Quando mesmo foi anunciado no ano passado tínhamos poucos detalhes do que o mesmo seria, achávamos que o mesmo seria do nicho do Chrome OS, mas agora sabemos que o B2G será um S.O. para smartphones e tablets.

O pessoal não ficou muito entusiasmado com este vídeo que foi publicado em quase todos os sites ontem, só que os mesmos sites esqueceram de dizer que este vídeo foi feito em fevereiro usando a primeira compilação conhecida o B2G, ou seja, uma versão alpha bem crua, hoje o projeto está bem mais maduro.

Mas mesmo neste alpha, é possível ver que o sistema é muito melhor que os sistemas dos MPx e daqueles aparelhos genéricos made in china feito em java, portanto dá para esperar algo bem decente quando o mesmo for lançado no mercado.

E lembrando que a Mozilla não quer competir com o Android, WP ou iOS neste primeiro momento, eles querem apenas apresentar mais uma alternativa ao mercado, assim como fazem com o Firefox e o ThunderBird.

E algo num mínimo estranho aconteceu: O Brasil será o primeiro país a receber o B2G, claro, graças a parceria da Telefonica. Mas é algo inédito, já que as maiores criticas dos produtos da Mozilla partem de nós brasileiros.  A Mozilla provou ter coragem em lançar um produto novo num país onde os seus produtos consagrados não são bem recebidos.

Desejamos mais uma vez boa sorte para Mozilla. Uma pena que eu não possa testar e acompanhar desenvolvimento o B2G, mas nós continuaremos a acompanhar o desenvolvimento do Firefox :D

sexta-feira, 6 de abril de 2012

2 comentários

A Microsoft queimou a lingua ...

Irônico, não?
 
" A Linux Foundation, organização responsável pelo desenvolvimento do Linux, divulgou nesta semana um relatório que aponta a Microsoft pela primeira vez entre as 20 empresas que mais contribuem para o crescimento da plataforma. Segundo o documento, a gigante do software aparece na 17ª posição do ranking, que inclui empresas como Google, Intel, Nokia e IBM. (...) " 
 
Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

Como o mundo dá voltas, não é?

Há 10 anos atrás, a mesma dizia que o linux e o open source em geral era coisa do demônio, era coisa de terrorismo, era um câncer para a tecnologia.

E hoje, não vê outra saída senão investir no linux e na filosofia de open source, que vem cada dia mais fortalecendo e crescendo, mesmo sem aqueles mais idealistas (e mais comunistas tb :D) que é possível lucrar com software opensources (O Google, a Canonical e a Mozilla que o digam).

E fica aí a lição para os fanboys, tanto do linux quanto do windows, que na realidade estas rivalidades não importam, o que importa mesmo é o lucro. Já vi em tantos fóruns, comentários e até mesmo na vida real, linuxistas x windows boys em brigas tão sem sentido. Taí, onde estão seus deuses agora?

Agora me despertou uma curiosidade, no que a M$ anda contribuindo para o linux? Depois darei uma boa lida neste relatório da Linux Foundation, quero ver no que a M$  :D

E deixo aqui também que estou feliz com a Linux Foundation, que anda superando aquele medo do mercado que a mesma tinha, e de tempos para cá anda mais flexível, mantendo sim sua ideologia e seus princípios e aceitando ajuda dos gigantes. Neste sentido o Ubuntu foi positivo, varreu aqueles fanáticos e aquelas distros terrivelmente limitadas. Sim, o linux está mais acessível do que nunca, e isto é uma boa notícia :D 

Curiosidade: Este é o post 600 do Casper Vox :D 

PS: O post saiu atrasado, sabe como é, correria até no feriado. E o google agora me obrigou a utilizar a nova interface do Blogger, então se houver qualquer problema, é só gritar :D

Feliz Páscoa para todos :D

domingo, 1 de abril de 2012

1 comentários

Chaos MenuGames II 2.0.0.14 stable


Caixa de dialogos "Sobre" do Chaos MenuGames II 2.0.0.14 stable (Download)
Como tínhamos anunciado semana passada, o desenvolvimento do Chaos MenuGames II finalmente acabou e agora, neste primeiro de abril e sem pegadinhas ou mentiras, vem à luz a primeira versão estável.

O programa em si em relação a versão RC3 contém poucas alterações, a mais notável é uma reformulação estética na janela de estatística, o ChaosScore, manual de ajuda completo e correção de bugs e ajustes de desempenho.


O que diferencia de fato a versão estável da RC3 são as ferramentas auxiliares: O BDUtilities está completo, com novas e úteis funcionalidades de manutenção. Foram inseridas duas novas ferramentas auxiliares, o Assistente de migração de dados do Chaos MenuGames 2004 permite você fazer o upgrade entre ambas versões sem sofrimentos e o Assistente de atualização que verifica e instala as atualizações futuras que nós com certeza iremos disponibilizar :D


Se quiser baixar o nosso gerenciador de jogos, clique aqui (Mirrors: 4shared e DropBox).


Para saber o que é o gerenciador de jogos Chaos MenuGames, que é uma projeto nosso, clique aqui.


Bom, agora é com vocês. Divirtam-se :D


{{Publicação Oficial}}


Programa:
Chaos MenuGames II

Edição: 2
Versão: 2.0.0.14 (2012.04.01-060)
Sistema: Windows (32-Bits)
Tamanho: 6.33 MB
Download: cechaos2.0.0.14.exe (zipped)
MD5Sum: 66429e968dcc72c09ccae882cc9fdd22 (cechaos2.0.0.14.zip)
ChangeLog: ler changelog (mirror)

Download


Site Oficial: Download

Mirror1: cchaosmenugames.co.cc
Mirror2: 4shared
Mirror3: Xpg
Mirror4: Google
Mirror5: DropBox