Atualização

quinta-feira, 10 de julho de 2008

0 comentários

Enquanto isso, no pais das maravilhas ...

" O senador Eduardo Azeredo (PSDB –MG) transformou-se no cruzado do controle da internet ignorando, voluntária ou ingenuamente, que a liberdade de circulação e recombinação da informação está na base do processo de geração de conhecimento sobre o qual a nova economia digital.

Dito assim parece complicado e pretensioso, mas o fato é que a proposta do senador tucano, cujo nome está associado ao mensalão mineiro, revela uma teimosia em não informar-se sobre o que a internet representa no mundo atual. No ano passado, o político tucano esteve no centro de um debate sobre regulamentação da Web, que gerou muita informação sobre a rede mundial de computadores.

Mas ele aparentemente mostrou-se refratário aos novos conhecimentos, pois levou adiante o seu ímpeto regulatório. É claro que a internet não está imune ao crime e ao delito, porque obviamente ela não é e nunca será um colégio de freiras. O problema é que não se pode tentar regular um sistema novo usando regras e valores antigos.

Para criar um conjunto de condutas e valores capazes de coibir a delinqüência virtual (tipo pedofilia, roubo, difamação, chantagem, terrorismo etc) é necessário primeiro procurar entender a natureza do processo no qual estão inseridas a internet e a Web. Impor um modelo repressor idêntico ao usado para canais de comunicação como radio, televisão e cinema, é uma absurda perda de tempo e de energias, porque até os neófitos da rede sabem que será um fracasso.

Se eu fosse cínico recomendaria: aprovem o substitutivo Eduardo Azeredo porque não há a menor dúvida de que a lei será inócua e ficará enterrada nos porões do poder legislativo nacional. O problema é que agindo assim, estamos perdendo uma oportunidade única para ampliar a consciência das mudanças em curso no Brasil e no mundo. ..."

Fonte: Observatório da Imprensa(ler artigo na integra)

Ao invés de uilizar a folha como referencia, vou utilizar um método alternativo, já que as grandes empresas de midia estão simplesmente ignorando este fato, claro, isso não é a toa...

De bobo ou ingenuidade este senador não tem nem um pouco, e ele também não é nenhum "atec", o cara tem site na rede e tudo mais. O governo está querendo moldar a internet aos poucos, para que a mesma fique nos moldes de outros serviços de comunicação como rádio ou televisão, onde quem controla a concessão e a permanencia na mesma é o governo.

Hoje, qualquer pateta (incluindo este que está escrevendo) pode abrir de graça seu blog e publicar o que pensa, e vai que este pateta tem razão e outros patetas que lêem concordam? Já imaginou, uma revolução aos moldes da Rev. Francesa ou americana no século 18 fosse organizada num orkut da vida?

Se vc tem um programa de televisão ou rádio, sabe, que não pode tocar em assuntos ou tabus, se o fizer, vc perde o seu emprego ... está cheio de casos assim. Já internet além de trazer este anonimato, lhe dá algo que a midia convensionar não pode dar: Espaço e Liberdade!

As grandes corporações de midia, estão perdendo sua audiência para internet, onde sites feito por pessoas comuns para pessoas comuns (até que o google compre :D ), já imaginou o preju? Pq será que a TV Digital está tão lenta, simples, quando concluido vc poderá usar o mesmo aparelho para navegar OU assistir ... adivinha quem vai ganhar a preferência?

E por fim, entre os crimes digitais, não existe o pior do crimes, que é a Corrupção! Ora, nenhuma autoridade está se beneficiando do modelo atual, e isso, é um ultraje!

O projeto é preocupante, porém acho que a ideia o senador pode dar certo, afinal, a idéia parece ser tão ridicula que muita gente não se tocou qual o seu "alicerce", que são os crimes digitais! Só nos resta protestar seja virtualmente ou realmente, dependerá de cada um

E além dessa, outras coisas acontece no pais das maravilhas, como banqueiro que compra delegado e juiz do STF, policia que mata criança dentro de carro como americano mata iraquiano, jogadores de futebol que fazem festinha com prostitutas e outras coisas "maravilhosas" ... temos tantas coisas legais que nosso juizes e parlamenteres poderia corrigir ... :P

PS: Mais 6 posts do antigo Casper Vox no Msn Spaces foram migrados, vc pode conferi-los usando a tag [Posts Migrados]. Até fim do ano, eu migro o resto.

Também estou pensando em re-modelar o Casper Vox, em breve colocarei mais sobre isso!